segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A prevenção do abuso sexual infantil a partir do foco no abusador




Annie Wielewicki
Verônica Bender Haydu
Alex Eduardo Gallo

            Quando se fala em pedofilia e\ou em abuso sexual de crianças e adolescentes, a vítima tende a ser o primeiro foco de interesse, justificado pelas consequências devastadoras decorrentes do abuso e pelo dever de proteção dos direitos e da dignidade das crianças e adolescentes, estabelecido no Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No entanto, conhecer o comportamento do pedófilo ou daquele que cometeu o delito sexual contra crianças e adolescentes é uma possibilidade, menos explorada pelos pesquisadores, de investir em prevenção de casos de abuso sexual infantil. Mas, como esse olhar direcionado ao pedófilo poderia ser revertido em prevenção do abuso? Conhecer a história de vida dessas pessoas pode trazer luz à como os comportamentos de interesse sexual por crianças e adolescentes ou comportamentos de abuso foram desenvolvidos e assim fornecer pistas de como atuar para que comportamentos alternativos sejam aprendidos ao longo da vida. Entender que situações no contexto presente desses indivíduos podem tornar mais provável comportamentos que levem ao abuso, pode ser uma forma eficiente de planejar intervenção com foco na prevenção de comportamentos e situações de risco. Compreender os déficits comportamentais dos pedófilos pode auxiliar no planejamento de intervenções que visem desenvolver habilidades que tenham como efeito a diminuição da probabilidade de o desejo de interação sexual com menores se converter em abuso e na produção de interações socialmente adequadas.
            Assim, investir em pesquisa com o foco no comportamento do pedófilo pode ser uma importante alternativa na proteção de crianças e adolescentes tendo em vista que esse viés de análise permite uma intervenção no sentido de favorecer maior ajustamento daqueles que apresentam o transtorno e, com isso, menor chance da prática de abuso sexual.

Bibliografia sugerida:

Finkelhor, David. A sourcebook on child sexual abuse. Beverly Hills: Sage, 1986. 276p. Serafim, A. de P.,  Saffi, F.a, Rigonatti, S. P., Casoy, I., & de Barros, D. M. (2009). Perfil psicológico e comportamental de agressores sexuais de crianças. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 36(3), 101-111. Recuperado de: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832009000300004


Nenhum comentário:

Postar um comentário